Sistema Urinário – Produzindo excreções

Sistema Urinário

Os órgãos de base são os rins (2), os ureteres (2), a bexiga e a uretra.

Sua função é regular a homeostase, mantendo o equilíbrio entre a água e as substâncias químicas no organismo. A primeira fase deste objetivo é realizado quando os rins produzem e secretam urina, um líquido que é eliminado do corpo. A urina é essencialmente inofensiva, contém apenas cerca de 2 por cento de ureia e é estéril: é composto principalmente de água e sais, e normalmente não deve  conter bactérias, vírus ou fungos. Os ureteres são canais que transportam a urina através do corpo. A bexiga é uma bolsa que armazena a urina até que ele é passado para a uretra, um duto através do qual ele vai ser expulso do corpo.

Imagem do sistema urinário

Sistema Urinario na cavidade abdominal

O aparelho urinário
O glomérulo é um agrupamento de vasos localizados no córtex dos rins, como já vimos anteriormente. A maior parte da filtragem que ocorre no néfron é realizada no glomérulo. Um emaranhado de arteríolas levam o sangue para o glomérulo e outro emaranhado  leva embora sangue. Neste entroncamento arteriolar, tamnha pressão é gerada no interior do rim, que o líquido sai do sangue através das paredes porosas capilar.

A Bexiga em Ação
Quando cheia, a bexiga expande para aumentar sua capacidade. Quando o músculo do esfíncter interno é relaxado, os músculos da parede da bexiga se contraem, e ocorre a saída da urina através da uretra. Nos adultos, isso ocorre voluntariamente a resposta emitida pelo sistema nervoso. Em crianças, por outro lado, essa evacuação ocorre espontaneamente, logo que a bexiga está cheia.

Sequência da filtragem do sangue e sua excreção

1. Filtrar o sangue
O sangue entra no rim através da artéria renal.
2. TRANSFERÊNCIA
A artéria transporta sangue para o rim, onde é filtrado por unidades funcionais dos rins, dos néfrons.
3. ARMAZENAMENTO
Uma certa quantidade de urina é obtida a partir do filtrado dos néfrons, e que a urina é enviada para a pelve renal.
4. ELIMINAÇÃO
A urina passa da pelve renal para o ureter e então para a bexiga, onde se acumula, até que seja eliminada através da uretra.

Curiosidades
Leva 15 minutos DE LÍQUIDOS PARA CIRCULAR ATRAVÉS dos néfrons.

COMPONENTES DE URINA

95% de água
2% de uréia, uma substância tóxica
2% de sais de cloreto, sulfatos, fosfatos de potássio e magnésio
1% de ácido úrico

Diferenças por Sexo

O sistema urinário tem uma dupla relação ao sistema reprodutivo. Os dois sistemas estão ligadas por sua proximidade física, mas eles também estão ligados funcionalmente. Por exemplo, o ureter é um veículo de secreções produzido pelas glândulas de ambos os sistemas. Os sistemas urinário em homens e mulheres são diferentes. A bexiga de um homem é maior, e os ureter do sexo masculino também é maior que a de uma mulher, porque em um homem a uretra se estende até o final do pênis, para um comprimento total de cerca de 20 cm, em uma mulher, por outro lado, a bexiga é localizado na frente do útero, e o comprimento do uretra é cerca de 4 cm.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comentários

  1. adelia

    adorei,isso e mt espetacular para qem gosta de estudar o corpo humano,obrigado!

  2. eu estou estudando o sistema urinario e tou gostando desse sistema por causa do sexo

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>