Rim – Filtro do sangue

Localizados em cada lado da coluna vertebral, os rins são os órgãos fundamentais do sistema urinário. Eles regulam o quantidade de água e minerais no sangue, produzindo urina que arrasta os resíduos que os rins descartam. Eles mantêm a composição dos fluidos corporais constante, regulam a pressão das artérias, e produzem substâncias importantes, como o precursor da vitamina D e eritropoietina. Todos os dias eles chegam aprocessar 2 mil litros de sangue e produzir 1,5 l de urina. O tamanho dos rins são de 12 cm de comprimento e 6 cm de largura. Seu peso é de apenas 1 por cento do total do peso do corpo, mas consomem 25 por cento da sua energia. Se um rim deixa de funcionar, o corpo é capaz de sobreviver com a atividade do outro.

O Circuito Renal
A urina é produzida nos néfron e há provavelmente um milhão de néfrons em cada rim.  O túbulo convoluto proximal é o local onde todos os nutrientes, como glicose, aminoácidos, e grande parte da água e sais, são reabsorvidos para o sangue. Após passar pelo néfron, a urina chega ao ducto coletor comum, onde somente os resíduos e excesso de água são mantidas.

Algumas citações importantes sobre o rim:

1. Entrada de sangue
O sangue entra no rim através da artéria renal.
2. Filtração
O sangue é filtrado nos néfrons, as unidades funcionais dos rins.
3. Após a filtração a urina é obtida
Uma certa quantidade de urina é obtida a partir do filtrado nos néfrons, e é enviado para a pelve renal. O sangue filtrado, livre de resíduos, é enviado para a veia renal e reentra na corrente sanguínea.
4. Urina
A urina passa através da pelve renal para o ureter e daí para a bexiga, onde se acumula até que seja eliminada através da uretra.
5. Limpar o sangue
A limpeza sai sangue ao rim através da veia renal, que é conectado à veia cava. O sangue retorna ao coração.

45 minutos

localização anatomica dos rins

Os rins no corpo humano

Claude Bernard, fisiologista francês (1813-1878) foi o primeiro observar a importância dos rins. Naquela época não se sabia que os rins filtravam todo o conteúdo de água do sangue no corpo a cada 45 minutos e que, mesmo assim, é possível sobreviver com apenas um rim (ou nenhum, no caso de diálise).

Curiosidades

UM único rim tem cerca de um milhão de néfrons.

De 1.200 a 1.500 litros é a quantidade de urina eliminada CADA DIA por um adulto.

Glomérulo
Um agrupamento de vasos e capilares no córtex dos rins. A maior parte da filtragem feita pelos néfrons ocorre lá. As arteríolas aferentes levam sangue para o glomérulo e as arteríolas eferentes conduzem para fora do glomérulo. Dentro do glomérulo, tanta pressão é gerada que as substâncias do sangue passam através das porosas paredes capilares.

Néfrons

Rim e suas estruturas

As estruturas do rim

As unidades funcionais dos rins, que filtram o sangue e produzem urina. A estrutura básica do néfron consiste em duas partes: corpúsculo de Malpighi, onde ocorre a filtragem, incluindo o glomérulo e cápsula de Bowman que a envolve, e (2) no túbulo renal, um tubo que coleta o líquido filtrado (urina), que deve ser eliminado do corpo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comentários

  1. Achei muito interessante essa matéria sobre os rins, tenho me interessado ainda mais depois que descobri um probleminha relacioado com os meus rins, se puderem me deem mais informações principalmente sobre nefrocalcinose, muito grata!!!

    • Rodrigo Zabini

      @Lucy: A nefrocalcinose tem sido relatada em pacientes com SIDA secundariamente a infecções renais oportunistas por micobactérias e Pneumocystis carinii, podendo ser sugerido principalmente pelo importante emagrecimento do paciente. é um problema clinico. infelizmente nao podendo ser relacionado com fisioterapia-osteopatia
      abraços

  2. foi muito bom saber sobre os ris, pois eu ficava pensando como seria… que os ris filtrava sangue e urina?!!! mais depois que eu li a matéria , eu fiquei sabendo como funciona, e achei muito interessante e compreendi … como Deus faz as coisas perfeita!!! nosso corpo é uma máquina perfeita, portanto
    precisamos cuidar muito bem dela!!!!!!!!!!

  3. gostaria muito de saber mais sobre glomerolonefrite membranosa
    Essa é minha doença vivo inchado quase todo tempo e se fizer um pouco que seja de esforço minha situação piora

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>