Os sintomas e tratamento da escoliose

Séculos atrás , Hipócrates (séc.V AC) fez a primeira descrição sobre o problema da escoliose. Ambrose Paré (1510-1590) associou a escoliose congênita a maus hábitos posturais. Em 1895, graças a evolução da medicina e o advento dos raios-x, múltiplos fatores passaram a ser melhor analisados sobre esta patologia. Em 1948, John Cobb empregou o método de mensuração da escoliose que é utilizado até hoje.
A coluna vertebral vista de perfil apresenta suas regiões de curvatura chamadas de cifose e lordose. Quando olhada de frente, ou de costas, ela precisa estar reta. A escoliose é descrita simplesmente como o desvio lateral do eixo vertebral da coluna (figura abaixo) quando vista de costas.

Há diversas propostas de classificação da escoliose:

  • Idiopática: Aproximadamente 80% dos casos, são as que não tem causa definida;
  • Pós traumáticas: desenvolvida graças a um trauma sofrido ( acidente, queda, fratura);
  • Neuro-Muscular: geralmente conseqüências de distúrbios neurológicos ( distrofias, miotonias, hipotonias);
  • Congênitas ou Infecciosas: Mal de Pott, tumoral, síndrome de Marfan e de Ehlers-Danlos;

Diagnóstico

O diagnóstico é bem simples. No exame físico é notável o desvio tanto da coluna, como em alguns casos das costelas e diferença de altura do ombro. Para fechar o diagnóstico usa-se o teste de ADAM e raios-x com a mensuração do ângulo de Cobb e sinal de Risser.

Sintomas

Os sintomas dolorosos geralmente não aparecem durante a adolescência, mas é comum na fase adulta. A queixa mais comum de pais e pacientes são devido à aparência com deformidades.

Tratamento

O tratamento é longo e difícil. Principalmente porque a maioria dos casos é de causa desconhecida. O paciente deve estar assessorado com uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas e psicólogos.

Por se tratar de um problema da coluna, a osteopatia pode oferecer um alívio da dor e correção da estrutura através de técnicas de manipulação. Com ênfase especial à mecânica do corpo, a osteopatia tende a restabelecer a harmonia entre todas as estruturas que sustentam a coluna, e ao longo das sessões devolverem o equilíbrio da coluna ao seu eixo natural.

Uma boa opção para o tratamento da escoliose são o RPG associado as palmilhas posturais, pois elas atuam no pé, ajudando o seu corpo a reprogramar sua postura com estímulos nas plantas dos pés.

Está com dor e tem escoliose? Complete seu tratamento com seu  osteopata de confiança, ele saberá te ajudar !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

172 Comentários

  1. CHIARA

    Eu sofro 24 h com dores na coluna devido a escoliose, já fiz fisioterapia mas não resolveu.
    Gostaria de saber se eu posso ter alguns probremas mais graves devido a isso?
    E tem alguns outros sintomas relacionados a essa doença?

    • Rodrigo Zabini

      @CHIARA: oi chiara obrigado por participar. a sua escoliose pode evoluir dependendo da sua idade e do grau que ela se encontra e voce pode ter alguns problemas mais graves quando ficar mais velhina, por isso cuide já.existem outros sintomas, mas é melhor nao saber e procurar se tratar abraços

  2. cleber santos

    tambem sinto dores nas costa durante o dia todo. Já fiz diversos exames e foi constatado escoliose dorsal e hipercifose, já fiz vários exercicios de fisioterapia mas só sinto alívio da dor no momento em que estou me alongando depois quando fico de pé começa a doer novamente, por favor vcs nao sabem o que posso fazer?

  3. jacy santana

    Fiz um cirugia esse ano em janeirae outra em março,pois a primeira fiou em enchado,quando fui ao médico ,ele olhava e dissia que era normal,só que comecei senti dor de cabeca,vônito,desmaio,ai tive que volta pra o hospial ai tive que faz segunda,médico era urgente que eu teria que mi interna na quela sexta ou sabado ele fez a cirugia na segunda, há terceira vez teria botar uma sonda ou faz cirugia de novo,eu estav meio com meu 3 cirugia enemos de 3três mes,botei a sonda ainda estou andando para ele,graça a Deus ele esta midando todo apoio.

    • Rodrigo Zabini

      @jacy santana: oi jacy, obrigado pela participação e muita força para voce melhorar! abraços!!!

  4. taynara

    sofro muito dor por causa da escoliose e so tenho 11anos

  5. taynara

    fisso fisioterapia e estou com muita dor e estou com 10gral

  6. fisso fisioterapia e estou com muita dor e estou com 10grals voçe pode me dar uma ajuda

    • Rodrigo Zabini

      @taynara: oi taynara, obrigado por participar !!! e para poder te ajudar o melhor é voce consultar com um
      osteopata ! leve todos os exames para ele te tratar !!! abracos

  7. Tenho escoliose,minha coluna parece um ”s”,e todas as vezes que vou ao médico ele fala pra mim que não tem cura.Como faço e qual médico que devo procurar pra tratar dessa coisa?.O meu lado direito é bem mais alto que o esquerdo.

    • Rodrigo Zabini

      @aline: oi aline, obrigado por participar. procure um fisioterapeuta que ele te ajudará !
      abraços

  8. Filipa

    Olá sou a Filipa e tenho 18 anos desde há dois anos que sofro de dores horríveis nas costas e não sei o que fazer. Inicialmente pensava que era por ter dado uma queda, mas passado o tempo as dores não passavam. Recorri ao hospital, mas não me fizeram nada! Tinha “caroços inchados” no ombro e no omoplata direito desde então que as dores nesses locais no pescoço e na parte inferior do lado direito que também tenho muitas dores! Isto desde há dois anos não sei o que fazer… Fui a uma clínica particular e o médico disse-me que eu tinha uma rotação na coluna e uma escoliose dorsal inferior.. mas eu não percebi bem o que era informei-me e agora sei.. mas não tem cura, aparente, e cada vez as dores são mais.. isto impede-me de levar a minha vida normalmente não consigo fazer a vida como queria, sinto-me limitada, será que existe algo para minimizar esta situação?? já vi que massagens, natação e outras coisas fazem bem, mas não tenho dinheiro para isso… Aguardo resposta! Obrigado

    • Rodrigo Zabini

      @Filipa: oi filipa, obrigado pelo comentário, muito interessante seu caso, e que bom que já conhece parte do seu tratamento
      guarde um dinheiro e consulte um fisioterapeuta para começar seu tratamento
      abraços

  9. Boa noite! Tenho Escoliose desde os meus 17 anos, aliás quando descobri. Na época os médicos disseram não ter cura, e que só iria doer enquanto eu estivesse crescendo. Pois bem, hoje tenho 31anos, graças a Deus não dói, mas o desconforto que sinto quando sento em cadeiras que não possuem encosto para as costas macio é muito grande aí fico com as costas doendo por algumas horas. Quando fico muito tempo em pé também sinto esse desconforto. Agora o lado psicológico, não vou a praia, piscinas, cachoeiras, por achar que todos estão me olhando quando tiro a camisa e estão reparando minhas costas toda torta. Será que ainda há solução pra minha situação. Faço qualquer coisa pra me curar, se de tudo não conseguir fisicamente por causa da idade, pelo menos psicológicamente. Aguardo retorno. Abraços.

    • Rodrigo Zabini

      @Celso: oi celso, obrigado por participar. para que um tratamento seja feito é necessário consultar um fisioterapeuta.
      Ele te avaliará e te mostrará um planejamento para o seu caso. Procure alguem de sua confiança e começe o mais rápido possível, e um psicólogo tambem!!!
      abraços

  10. LUIZA FORTES

    Olá, bom dia!
    Minha filha de 22 anos tem escoliose em “S” e faz tratamento desde os 11 anos. Ela usou de forma irregular o colete, o que causou um aumento na curvatura. Hoje ela faz Fisioterapia e sente poucas dores(ela já fez 20 sessões de RPG) . A minha dúvida é a seguinte: qual o melhor método para manutenção na fase em que ela está? Natação ou Pilates? O peso influencia no tratamento? A única dificuldade que ela tem, graças a Deus, é a estética. obrigada,
    abraços.

    • Rodrigo Zabini

      @LUIZA FORTES: oi luiza, obrigado por participar. para saber qual método é melhor depende da fase onde ela está e o quanto evoluiu nas sessoes de rpg, e isso só fazendo uma avaliação periódica com o seu fisioterapeuta.
      particularmente acho que o pilates é mais especifico para esses casos. e sim o peso influencia em qualquer tratamento.
      abraços !!

  11. rosilane

    eu descobrir q

  12. rosilane

    OI MEU NOME E ROSILANE SARRAZIN.eu descobrir que tinha escoliose no ano passado, mais acho que tenho desde 2009. sinto dores ao respirar,ao deitar parece que meu osso estrala. agora eu tenho 16 anos. o meu e tipo um “s”.MORO COM MINHA TIA, AS VEZES ME ENCOMODO PENSO que ela ta olhando,achando eu um mostro… poxa me encomoda muito. tratamento ajuda? e uma cirurgia ajuda ? quanto ta? queria saber…. tem soluçao pra mim? espero uma resposta…

    • Rodrigo Zabini

      @rosilane: oi rosilane,obrigado por participar, suas posições sao importantes para mostrar a todos o que é ter escoliose.
      Converse com sua tia e procure seu fisioterapeuta de confiança para começar a ter uma solução para voce.
      abraços

  13. Raphael Gomes

    Boa noite, meu nome é Raphael. Minha dúvida é a seguinte, tenho escoliose e trabalho diariamente 8 horas o tempo todo em pé, sem poder sentar e sinto muitas dores na minha coluna, ja fiz fisioterapia 2x e dpois de um tempo a dor sempre volta. Gostaria de saber se ha algo q eu possa fazer de tratamentos e mediante a justiça tbm pôs sinto muito desconforto no meu local de trabalho. Desde ja agradeço .

    • Rodrigo Zabini

      @Raphael Gomes: oi raphael, obrigado por participar, com relação a sua dúvida, procure um tratamento que te ajude por mais tempo, como osteopatia, pilates e rpg, e lógico, precisa mudar o ambiente de trabalho, para que voce para pelo menos 5 minutos a cada 60 minutos trabalhado. Quanto a justiça cabe a um advogado te orientar. Abraços

  14. angela

    oi Rodrigo , tenho 17 anos e descobri que tenho escoliose , queria saber se fazer musculação , ajuda ou prejudica o paciente , no caso eu . e se natação é uma boa . ?

    • Rodrigo Zabini

      @angela: oi angela, obrigado por participar. Todo tratamento deve ser multi disciplinar, e de longo prazo. Todo exercicios que trabalhe a escoliose vale a pena fazer. Por isso tenha seu fisioterapeuta te orientando para saber qual o melhor exercicio para o seu caso. Abraços

  15. carmel

    tenho 49anos e descobrí q/ tenho escoliose no q/ isso poe me prejudicar?

    • Rodrigo Zabini

      @carmel: oi carmel. a escoliose sempre depende do tipo, localização e angulação. Dependendo desses fatores, poder desencadear dores no corpo, mas se voce só descobriu agora, provavelmente deve ser algo bem leve. Converse com o seu fisioterapeuta para te orientar melhor

  16. Daniel

    Olá, meu nome é Daniel, tenho só 14 anos e ja tenho escoliose desde os 9 mais ou menos, eu começei a fazer RPG (Reeducação Postural Global, uma fisioterapia) eu estou quase 100% curado, eu recomendo

    • Rodrigo Zabini

      @Daniel: obrigado Daniel, comentários assim que ajudam bastante, capriche no tratamento abraços!!!

  17. Tenho dores na costa ha muito tempo,e ainda por cima minha costa um lado é maior do que o outro.Vou nos medicos e pesso para tirar raio x para saber o que tenho na costa e o que devo fazer para acabar com as dores e para indireita-la,mas eles nunca fazem nada.
    Nao posso usar uma roupa grudadinha que aparece minha costa toda torta e nao sei o que fazer.

    • va até uma clinica especializada em coluna la´ voce vai poder fazer todos os exames necessarios eu tenho escoliose,ja esta mt avançada,meu medico dissse que é genético,estou fazendo rpg mas talvez 98% de chances de eu ter que usar colete.dizem que aquele é o cao tem que ficar 23 horas por dia usando durante anos so se tira para tomar babho.

      • Rodrigo Zabini

        @maria: oi maria, obrigado pela participação , seu exemplo ajuda as pessoas a procurar melhores tratamentos para seus problemas, Abraços

    • Rodrigo Zabini

      @Keren: oi keren, obrigado por participar, o que recomendo é levar esses exames e sua queixa a um fisioterapeuta de sua confiança. Ele poderá te ajudar. Abraços

  18. EVELLYN

    COMO SE PEGA ESCOLIOSE

    • Rodrigo Zabini

      @EVELLYN: oi evellyn, obrigado por participar. A escoliose normalmente é de causa idiopática, ou seja, sem causa definida. Porém há casos que a pessoa desenvolve uma doença e acaba desenvolvendo escoliose. Como exemplo os tumores da coluna ou fraturas nos corpos vertebrais. Abraços

  19. aleanderson

    olá,
    tenho 22 anos, estou com escoliose. as vezes sinto dores na lombar e minha perna direita é 11mm menor que a esquerda. uso uma sapatilha. tem uns 4 anos que descobri isso, depois não procurei mais nenhum especialista. gostaria de saber se a direferença de uma perna para outra pode ter sofrido mudanças de 4 anos pra ka, se tem algum tratamento definitivo do desvio( se posso fazer cirurgia, pilates ou rpg, ou algum tratamento indicado ). destes 4 anos, nos 3 primeiro eu fazia musculação e minhas dores vinha de vez enquando, agora que estou um ano sem malhar e as dores são frequentes. não posso voltar a malhar por falta de tempo trabalho e estudo o dia todo.
    o que posso fazer com relação a minha escoliose? tem como concertar a escoliose ( se tiver mi fale como – se é pra fazer cirurgia, procurar fazer rpg, pilate, etc…) ou tenho que mi conformar e tomar remédios para dores.

    • Rodrigo Zabini

      @aleanderson: oi aleanderson obrigado pela participação, com relação a escoliose o melhor que tem a fazer é consultar um fisioterapeuta que possa te avaliar e indicar o melhor tratamento. Leve suas queixas e teus exames para ele avaliar de uma maneira adequada. Abraços

  20. foi descoberto que eu tenho escoliose quando eu tinha 3 anos e durante muitos anos fiz natacao agora que tenho vinte anos a escoliose e de 14 graus sinto muitas e muitas dores, e o medico me disse que a unica cura possivel e uma cirurgia mas ele nao aconselha e disse ainda k o grau da escoliose pode aumentar segundo o raio x… nao sei o k fazer

    • Rodrigo Zabini

      @olga: olá olga. Não existe a unica cura possível, e sim vários métodos de tratamento que podem ajudar a diminuiir a dor. Se o médico disse isso, consulte um fisioterapeuta de confiança que ele irá propor uma série de tratamentos que poderão te ajudar.
      Abraços

  21. ana lucia

    ola ,meu diaguinostico foi escoliose que dente a mais pro lado esquerdo,estou fazendo rpg,isso pode agravar o problema??,meu médico disse q melhora ,mas q no meu caso talvez ela não volte,sinto muita dor no ombro escapula…será q vou ter q conviver com isso sempre ?? desde ja agradeço..

    • Rodrigo Zabini

      @ana lucia: oi ana lúcia, obrigado por participar. rpg nao agrava o problema, e com otratamento adequado voce nao precisa conviver com isso sempre. Procure conversar com o seu fisioterapeuta para saber qual o programa de tratamento
      abraços

  22. Ricardo

    Olá! Há uns meses, após dois anos de dores na coluna, tive confirmada uma escoliose lombar em raio X. É provocada por dismetria dos membros inferiores, sendo que o membro direito é 8-9mm mais pequeno, e a bacia e a coluna compensaram isso. O médico disse para usar uma palmilha e fazer natação durante 6 meses… Será que devo ou não fazer tratamento osteopatico? Obrigado!

    • Rodrigo Zabini

      @Ricardo: oi ricardo, obrigado por participar. Consulte um osteopata , que ele irá de avaliar melhor. Lembre de levar os exames e com isso existe a possibilidade de nao usar a palmilha, mas a natação ou uma atividade fisica sempre é recomendável. abraços

  23. paulo cesar

    boa noite,tenho uma dor constante na escapula do lado esquerdo que irradia para frente e pescoço,tenho escoliose tambem,gostaria de saber qual o tratamento para essa dor pois isso ja esta mexendo até com meu sistema nervoso,obrigado e aguardo resposta.

    • Rodrigo Zabini

      @paulo cesar: oi paulo cesar, obrigado por participar. Caso nao tenha consultado ninguem, procure um fisioterapeuta especialista em osteopatia, de preferencia leve seus exames e converse com ele sobre a sua dor. Apos uma avaliacao ele fara uma proposta de tratamento
      abraços

  24. Eliane

    olá, sofri um trauma a três meses daí entao venho sofrendo muitas dores devido a escoliose , ja tomei anti-inflamatorio mas nao resolveu continuo sentido muita dor , voçe pode me dar um conselho para aliviar a dor da escoliose ?

    • Rodrigo Zabini

      @Eliane: oi eliane, o melhor que tem a fazer é consultar um fisioterapeuta, com os exames e o remédios que tomou
      abraços

  25. Rodrigo Lima

    Olá, sinto fortes dores na região clavicular, principalmente nas juntas, o médico me falou que tenho uma pequena escoliose que empurra a clavícula, por isso causa dores.
    Mais qual séria o melhor tratamento, séria
    osteopatia?

    Obrigado!

    • Rodrigo Zabini

      @Rodrigo Lima: oi rodrigo, consultar umfisioterapeuta é uma boa dica. Principalmente se ele for especialista em osteopatia
      abraços

  26. Anderson

    Meu peito esta meio q um lado mais pra frente do que o outro, voce acha q pode ser escoliose?

    • Rodrigo Zabini

      @Anderson: oi anderson, o mais correto a ser feito é voce consultar um fisioterapeuta para uma melhor avaliação. Provavelmente um raio x deva ser feito
      abraços

  27. felipe

    caramba todo mundo aqui e quebrado em kkkkkkkkkkkk

    • Rodrigo Zabini

      @felipe: obrigado pela participação . Abraços

  28. leonardo

    Eu descobri que tinha escoliose com 16 para 17 anos,durante muito tempo convivi sem dor,a dois meses atras tive que trabalhar de ajudante de caminhão,nesse momento nao estou mais trabalhando,mais aparti dai so vivo sentindo dor,até uma caminhada eu sinto dor,mais a perna esquerda,será que minha escoliose evoluiu?

  29. Juliana

    Olá tenho 19 anos. Decobrir que tenho escoliose há 1 ano, já fiz fisioterapia e desde então procuro arrumar minha coluna, assim tem como ter cura, ou pelo omenos ficar do geito que estar, sem que piore mais?

    • Rodrigo Zabini

      @Juliana: oi juliana, obrigado por participar. Para saber sobre a sua coluna o melhor a fazer é perguntar ao fisioterapeuta que está te tratando pois ele tem os exames e sabe da sua evolucão nesse ano de tratamento, mas tem que fazer para nao piorar!!!!!
      abraços

  30. sheila santos

    descobri que as dores que tenho nas costas e pescoço e devido a minha coluna que esta com um desvio parece um S,bom agora estou com muito medo de ficar torta porem tenho 32 anos e isso esta me encomodando!

    • Rodrigo Zabini

      @sheila santos: oi sheila , obrigado por participar. Para as dores nas costas consulte seu osteopata
      Abraços

  31. odília

    o meu filho, com 15 anos tem escoliose e o centro do externo em forma de quilha, será que deveria fazer fisioterapia para corrigir? é que o médico ortopedista só lhe recomendou que corrigisse a sua postura ao andar e sentado. Ele incomoda-lhe muito porque os amigos gozam-o de ter aquela saliência.
    obrigada por me aconcelharem

    • Rodrigo Zabini

      @odília: oi odília, obrigado por participar. Com certeza levaria seu filho para uma avaliação ao seu fisioterapeuta de confiança. Abraços

  32. oi eu tenho 19 anos e tenho escoliose gostaria de saber si posso usa corlerte pois o meu medeco disse que nao tinha mais com usa poia eu sinto muita dor

    • Rodrigo Zabini

      @geane: oi geane, obrigado por participar. Consulte um fisioterapeuta para ele te avaliar e propor um tratamento. Vai valer a pena Abraços

  33. mais minha escoliose e dedes quando eu tinha 14 anos por farvor me reponda

  34. oi sou eu de novo me tirre uma duvida se a cerrugia porde se di ricor e leva a morte

    • Rodrigo Zabini

      @geane: oi geane de novo, sim toda cirurgia tem risco de morte Abraços