Iso-Stretching

Olá pessoal, vamos falar hoje de uma forma de tratamento que não está mais em evidência, mas que já foi muito comentada a alguns anos atrás. Os mais saudosistas vão se lembrar, pois foi antes da febre do rpg e da febre do momento que é o pilates.

Um músculo rende de forma ótima quando é capaz de contrair e relaxar de forma perfeita. Como conseqüência de disfunções, traumatismos ou seqüelas de doenças uma parte de suas fibras poderá não funcionar de maneira correta e dessa forma não relaxar corretamente.

Então o tecido sofrerá uma fibrose e sua estrutura engrossará provocando disfunção, restrição de movimento e compressão articular.

Um músculo estressado e encurtado tenderá a atrofiar e perderá suas qualidades mecânicas de contração favorecendo a aparição de patologias crônicas. Assim o corpo se desalinhará, logo buscando um novo equilíbrio de uma maneira que seja mais confortável para as tensões que se estabeleceram. Este novo equilíbrio gera uma sobrecarga e uma deterioração prematura das estruturas que estão compensando o músculo encurtado. O próprio envelhecimento favorece este fenômeno de atrofia e encurtamento. A partir desse ponto de vista há a necessidade de um trabalho contínuo sobre o sistema muscular, de maneira que possa existir um processo de envelhecimento o mais correto possível.

O iso-stretching é um método específico de musculação para reforçar e tomar consciência da estática vertebral. As tensões externas trazem uma série de compressões e achatamentos na coluna e com essa técnica, de auto-alongamento, que solicita a ação dos músculos eretores que lutam constantemente contra esses fenômenos. Este trabalho visa uma melhora da consciência corporal, e trabalha em um estado de transição, entre o estático e o dinâmico, e não visa fixar permanentemente a posição da coluna e sim gerar um efeito corretor sobre essas tensões e a longo prazo evitar as anomalias/doenças geradas por elas.

Os músculos paravertebrais profundos se ativam constantemente mediante contrações sucessivas para buscar o centro de equilíbrio do corpo, ou seja, é uma atividade proprioceptiva continua. Além disso, eles também iniciam o movimento e permite manter a postura correta mediante a contração isométrica mantida.

O iso stretching favorece o desenvolvimento e coloca a coluna em posição de segurança, de menor stress fisiológico, e permite assim manter por mais tempo uma postura adequada, graças ao reforço consciente do tônus, resistência  e força muscular dessa musculatura tão exigida.

Logo o iso-stretching provoca um alongamento do tecido conectivo profundo e permitirá a longo prazo inverter o processo de fibrose.

Benefícios

  • Melhora da postura;
  • Melhora a flexibilidade da musculatura;
  • Fortalece  a musculatura;
  • Melhora condição física;
  • Melhora a conscientização corporal;
  • Melhora a circulação;
  • Diminui as tensões musculares,promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Aprovaram ? já tentaram?

A grande vantagem desse método é que ele é auto aplicável, sem a necessitade de bolas, maquinas caras e complexas, coisa que outros métodos apresentam.

Simples e eficaz, certo? Abraços e até a próxima !!!

Rosie realizando Iso - Stretching

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário

  1. carolina

    Olá! Gostei do post!
    Por acaso você teria como recomendar algum web site sobre iso-streching (como fazer em casa, com fotos que demonstrem a forma correta de se fazer)?

    abs!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>