Componentes do Sangue

Componentes do sangue
O sangue é uma parte do corpo humano composto de água, substâncias dissolvidas, e as células sanguíneas. O sangue circula dentro dos vasos sanguíneos, graças ao impulso que recebe da contração do coração. Ele se distingue do resto dos tecidos por um abundância de material intercelular, que consiste principalmente de água. O material intercelular, chamada plasma, é amarelo, e contém abundantes nutrientes e outras substâncias, como hormônios e anticorpos, que fazem parte de vários processos fisiológicos. A principal função do sangue é distribuir nutrientes a todos as células do corpo. Por exemplo, os glóbulos vermelhos (eritrócitos) transportam oxigênio, por causa da hemoglobina, uma substância na célula responsável pela cor vermelha do sangue. O sangue também contém os glóbulos brancos e plaquetas, que protegem o corpo de várias maneiras.

Glóbulos vermelhos
Estas células contêm uma grande quantidade de hemoglobina, uma proteína que tem um grande afinidade para combinar com o oxigênio. Porque eles não podem se reproduzir, eles devem ser substituídos por novos glóbulos vermelhos que são produzidas pela medula óssea.

Cada pessoa pertence a um grupo de sangue. Dentro do sistema ABO os grupos A, B, AB e O. Cada grupo também é identificado com um antígeno, ou fator Rh, que está presente nas células vermelhas do sangue de 85 por cento da população. É de importância vital saber o grupo sanguíneo de uma pessoa para receber somente o tipo direito de sangue durante uma transfusão. O sistema imunitário, através de antígenos e anticorpos, aceitará tipo de sangue do próprio corpo, mas rejeita o tipo errado.

GRUPO A
Um indivíduo com hemácias com o antígeno A em suas membranas pertence a um grupo de sangue, e em seu plasma possui anticorpos contra o tipo B.

GRUPO B

Os membros deste grupo têm o antígeno B na membrana dos glóbulos vermelhos e anti-A
em seu plasma sanguíneo.

GRUPO AB
Os membros deste grupo têm o antígeno A e B na membrana dos seus glóbulos vermelhos
células e sem anticorpos em seu plasma sanguíneo.

Grupo O
Os membros deste grupo não têm antígenos na membrana de suas hemácias e anti-A e anti-B
anticorpos em seu plasma sanguíneo

COMPATIBILIDADE

Os doadores do grupo O pode doar sangue para qualquer grupo, mas os doadores do grupo AB só pode dar aos outros com sangue AB. A possibilidade de doação de sangue depende dos anticorpos do receptor.

Os glóbulos brancos ou leucócitos

Isto é o que um leucócito, ou glóbulo branco, parece nadar no plasma sanguíneo. Eles são chamados de brancos porque essa é a sua cor quando vistas sob um microscópio.

Plaquetas

São fragmentos de células que têm separado dos megacariócitos, células localizado na medula óssea. Eles têm um papel importante na coagulação do sangue. As plaquetas são o componente mais abundante do sangue, depois das células vermelhas

Plasma

sangue e seus componentes

Ilustração dos componentes do sangue

Os componentes do sangue, eritrócitos, glóbulos brancos e plaquetas compõem 45 por cento do sangue. A restantes 55 por cento é de plasma, um fluido que é de 90 por cento de água e 10%  nutrientes diversos.

Curiosidades

7% é a parte do peso representado pelo sangue.

O sangue mantém e ajuda a distribuir pelo corpo uma temperatura média de  37 º C

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 Comentários

  1. You’re a real deep thinker. Thanks for shrinag.

  2. daniel

    assunto besta,mais é legal de fazer pesquisa pois passamos o monte de horas fora da sala.kkkkkkkk,brincadeira.

  3. daniel

    e mesmo temos que estuda para apender no futuro

  4. Tenho muita honrá de aprender sobre o sangue. faz parte da minha cadeira. adoro a medicina e quero me tornar um grande doctor no futuro.
    Obs/ Conto com ajuda de todos vocês que quiserem me ajudar.

    • Rodrigo Zabini

      @Audio Francisco Fernando: oi francisco obrigado pela visita abraços

  5. luiz felipe

    muito legal mesmo

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>