Articulações – Movimentos precisos

Articulações

O corpo e suas articulaçoes

As principais articulações do corpo

Podemos dizer de maneira bem simplificada que as articulações são as estruturas onde dois ou mais ossos se unem, seja diretamente ou por meio de fortes cordas fibrosas chamadas ligamentos. O esqueleto tem movimento graças a suas articulações e aos músculos que a movimentam. A maioria das articulações, como joelho, são articulações sinoviais. Eles são caracterizados pela mobilidade, versatilidade e lubrificação ( o liquido chamado sinóvia ). Os músculos serem estimulados pelo sistema nervoso, ao se contraírem, realizam o movimento desejado. Quando eles trabalham como um todo, os ossos, músculos e articulações, juntamente com os tendões, ligamentos e cartilagens constituem um grande sistema que governa toda a atividade motora do corpo e permite-nos realizar nossas atividades físicas diárias, nos dando a liberdade de ir e vir conforme necessário.

As articulações podem ser classificadas conforme suas características de movimento. Assim como há móveis, semi-movéis  e articulações fixas, há também um grupo de articulações que são hipermóveis.

Hipermobilidade

Essas articulações são menos comuns, mas são facilmente reconhecíveis, especialmente em crianças e adultos que não perderam a flexibilidade das suas articulações. Os cotovelos, punhos, dedos e joelhos podem, em certos indivíduos, ter uma escala de movimento maior do que o normal. Para as pessoas com articulações hipermóveis esta faixa extra de movimento pode ser realizado sem dificuldade ou risco de deslocamento.

Hiperarticular

Hiper mobilidade articular

Móveis

Estes são também chamados diarthroses, são as articulações com a maior amplitude de movimento. As extremidades dos ossos unidos estão estruturados de maneiras diferentes que facilitam o seu movimento em relação ao outro, garantindo a estabilidade da articulação. A maioria das articulações do corpo são deste tipo. Exemplo: quadril , joelho e ombro.

Semi – Móveis

Também conhecido como amphiarthroses. As superfícies dos ossos que fazem contato têm tecido cartilaginoso. Um exemplo é o das articulações vertebrais: eles têm pouco movimento individual, mas como um todo têm ampla flexão, extensão e rotação.

Fixo
Também conhecido como synarthroses. A maioria das articulações fixas são encontrados no crânio e não têm tanto movimento, pois seu principal função é proteger os órgãos internos. Eles estão conectados por um crescimento ósseo ou fibro-cartilagem e são extremamente rígidos e muito resistente.

Ruído
Uma característica das articulações é que elas podem fazer um som, como o que faz quando as uma pessoa estala os dedos. Isso ocorre porque há um lançamento explosivas de gás ( gas carbonico CO2) graças a súbida diminuição da pressão que ocorre dentro da articulação, e o fluido absorve esse gás, fazendo o barulho.

Curiosidade

Segue abaixo e na figura a nomenclatura oficial dos movimentos articulares

  1. anatomia articular

    Movimento articular

  2. Extensão
  3. Flexão
  4. Circundução
  5. Rotação
  6. Abdução
  7. Dorsiflexão
  8. Plantar
  9. Flexão
  10. Adução
np.com.ua
d.hatena.ne.jp
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 Comentários

  1. bom .articulações são coisas fundamentais para a nossa vida .Pois ela é quem nos faz se mexermos
    Elas estão sempre presen em nos .

    • Rodrigo Zabini

      @giovana: oi giovana, obrigado pela participação e pelo comentário, espero que tenha gostado de outros artigos também
      abraços

  2. marcella

    a articulação é muito importante na vida da gente!

  3. Cristina mesquita

    Gostaria de saber se as dores na articulaçoes dos pes podem estimular a inflamaçao de uma joanete. Obrigada

    • @Cristina mesquita: olá Cristina. Normalmente as dores nas articulações são por algum processo inflamatório. Logo voce pisará de maneira errada para ” proteger ” o local e com isso sobrecarrega outras, que no caso pode ser uma joanete. Abraços

  4. Adorei seu site. Me ajudou bastante , pois estava procurando esse assunto para mediar com meus alunos do ensino fundamental l. Obrigada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>